Especiaria: Açafrão

jun 03, 2019 Sem comentários by

O açafrão (crocus sativus) é muito utilizado pela culinária mediterrânea, região de sua origem, sendo também encontrado facilmente na Ásia Ocidental.

É visto como uma das mais caras especiarias do mundo. Para se obter um quilo de açafrão seco são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2000 m².  Quando seca, a flor desprende de seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usados como corantes de tecidos.

Como quase todas as especiarias, o açafrão é utilizado para fins medicinais e culinários.

Segundo pesquisadores, o açafrão tem componentes bioactivos com poderosas propriedades medicinais.

Recentemente a ciência ocidental descobriu o que os indianos sabem há muito tempo: os componentes do açafrão, nomeadamente os curcuminóides, tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Outras descobertas apontam o uso do açafrão como um possível reforço ao fator neurotrófico, ligado à melhoria da função cerebral e a menor risco de doenças do coração.

Existem estudos que buscam ligar o uso do açafrão como um possível auxiliar na prevenção de uma doença que a cada dia tem vitimado mais pessoas e não somente os idosos, o Alzheimer.

Outros estudos acreditam que o componente do açafrão, a curcumina, pode auxiliar e prevenir (ou retardar) a depressão e o envelhecimento.

Evidente que para todos estes casos – para os quais a ciência de um modo geral e os grandes laboratórios farmacêuticos buscam respostas – a participação do açafrão é vista como positiva. Mas não entenda que ele é um remédio. Quando muito, um auxiliar. Consulte sempre um especialista de sua confiança. É ele que te conhece bem e pode, com bastante assertividade, indicar uso e dose ou quantidade necessária para o seu caso.

Do ponto de vista da culinária, muitos pratos à base de arroz, como paellas, pedem açafrão. Além de dar coloração aos pratos, ele traz um toque vagamente amargo. Carnes, peixes, frutos do mar, aves, guisados, saladas, caldos, sopas, molhos, recheios e massas também ficam muito bem acompanhados de um bom açafrão em seu tempero.  Sem esquecer que ele é muito bem usado para fazer risotos, caldos, massas e doces.

Especiaria Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Açafrão”

Deixe seu comentário