Especiaria: Gengibre

jun 10, 2019 Sem comentários by

O gengibre é uma especiaria muito conhecida e vem sendo utilizada há mais de três mil anos. Apesar de ser popular na Roma Antiga, quase desapareceu da Europa após a queda do Império.

Da mesma família do cardamomo e da cúrcuma, aparece no Kama Sutra como uma especiaria afrodisíaca devido ao seu aroma e propriedades vaso dilatadoras. Dizem as más línguas que madame Dubarry, amante mais famosa do Rei Luis XV, servia generosas porções de gengibre aos seus amantes, que ficavam em estado de completa e total submissão.

Hoje em dia, o gengibre é bastante comum em diversos países, mas na cozinha asiática e caribenha é um ingrediente essencial, sendo frequentemente adicionado a carnes, peixes e mariscos e usado em conservas, molhos engarrafados e chutneys.

A medicina natural o utiliza para tratar náusea, enjoo e problemas digestivos. Tem propriedades anti-inflamatórias e fortalece os sistemas imunológico e circulatório. O gengibre fresco é sua melhor forma de utilização, pois o sabor e o aroma se mantêm mais realçados.

Considerando que estamos no inverno e as temperaturas baixas podem provocar gripes ou tosses, principalmente aos mais idosos, o gengibre, na forma de chá, proporciona um alívio muito eficaz. Muito melhor que os xaropes industrializados.

Como sempre orientamos, seja qual for o uso da especiaria como um complemente medicinal, a palavra e orientação de um médico de sua total confiança é fundamental. É ele quem conhece o seu corpo e pode orientar qual a melhor forma de usar a especiaria gengibre!!!

Especiarias Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Gengibre”

Deixe seu comentário