Receita de Chef: Atum Grelhado Na Raiz De Capim Santo (Morena Leite)

jun 12, 2019 Sem comentários by

Sobre a Chef Morena Leite:

Morena Leite cresceu no Quadrado de Trancoso e, desde pequena, esteve em meio às panelas do Capim Santo.  Seus pais, Fernando Leite e Sandra Marques chegaram à Bahia à procura de um estilo de vida mais natural e encontraram na culinária a possibilidade de reunir em torno da mesa a família e os amigos.

Os aromas surpreendentes que emanavam da cozinha do restaurante criaram a fama da família. Assim, aos dezessete anos, Morena deixou a praia e foi para Paris estudar na renomada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, onde se formou Chef de Cozinha e Pâtisserie dois anos depois.

“Estudei na Cordon Bleu, mas meu trabalho tem muito do emocional. Gosto de brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais”. Morena considera que grande parte de seu conhecimento foi somado pelas experiências adquiridas em viagens. “Cozinho com amor, técnica, planejamento e intuição”, afirma.

Em 1999, a Chef inaugurou sua filial paulistana do Restaurante Capim Santo, então localizado no coração da Vila Madalena. Em 2000, começou a dar aulas no Atelier Gourmand, descobrindo sua grande paixão: transmitir seus sabores e saberes através de suas receitas.

Convidada a representar o Brasil no “Festival da Cozinha Latino Americana”, em Chicago, o reconhecimento de seu trabalho estava deslanchando. No mesmo ano, em 2001, foi capa da revista Veja São Paulo. Nas comemorações do Ano do Brasil na França, Morena foi a escolhida para preparar o coquetel comemorativo para 500pessoas na Praça da Bastilha, em Paris.

Lançou seu primeiro livro, em francês, em 2006. Embalado pelos sons de Gilberto Gil, o Brésil Sons et Saveurs (Brasil, sons e sabores – link) foi premiado na Suécia como melhor livro de cozinha do mundo, quesito “inovação”. Deste evento, originou-se o Buffet Capim Santo.

E finalmente, em 2015, ganhou a disputada concessão do Theatro Municipal de São Paulo, inaugurando a terceira unidade do Santinho Restaurante, unindo mais uma vez arte e gastronomia.

Atum Grelhado Na Raiz De Capim Santo

Ingredientes:

  • 400 g de filé de atum cortado em 4 partes
  • Sal e pimenta do reino preta
  • 4 raízes de limão inteiras
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de chá de alho cortado
  • 2 colheres de chá de cebola moída
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 4 colheres de sopa de shoyu
  • 1/2 xícara de sakê

Preparo:

Tempere o atum com sal e pimenta-preta. Coloque uma raíz de limão entre cada pedaço de atum e coloque na geladeira. Aqueça o azeite, corte o alho e e cebola.

Adicione açúcar, shoyu e sakê. Ferva até diminuir e engrossar.

Paralelamente, corte o palmito em cubos de tamanho médio.

Aqueça o azeite, adicione o palmito cortado e cozinhe até amaciar. Ajuste o sal e adicione salsa.

Finalização:

Grelhe todos os lados do atum até que a marca da grelha fique visível. Arrange os pedaços de palmito no prato e também coloque o atum.

Adicione um pouco que molho tarê e salsa para finalizar…

Temo de preparo: 45 minutos

Rendimento: 4 porções para degustação , ou 2 porções como prato

Fonte: http://chefmorenaleite.com.br/atum-grelhado-na-raiz-de-capim-santo/

Serviço:

Al. Ministro Rocha Azevedo, 471 – Jardins, São Paulo, SP
(11) 3089-9500 / 98189-0082
restaurante@capimsanto.com.br

Receitas Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Receita de Chef: Atum Grelhado Na Raiz De Capim Santo (Morena Leite)”

Deixe seu comentário