Especiaria: Manjericão (Basílico)

jun 24, 2019 Sem comentários by

Em muitas receitas de culinária você vai encontrar a palavra basílico, identificando nossa especiaria. Palavra derivada do grego basilikos,  que significa “erva digna de reis”. O manjericão (como também é conhecida) é indicam textos de pesquisadores, provavelmente nativo do Irã ou da Índia e chegou na Itália através do Oriente Médio. No século XV e XII foi introduzido na França e Inglaterra, respectivamente. Chegou à América com os primeiros imigrantes. No ocidente é símbolo de fertilidade. O escritor italiano Giovanni Bocaccio, autor de um número notável de obras, incluindo Decamerão, conta em um de seus livros a história romântica de Lisabetta “cujas lágrimas regavam o vaso de manjericão no qual havia enterrado a cabeça de seu amante”.
As folhas mais aromáticas do manjericão são as colhidas logo antes da florada. Elas preservam uma maior quantidade de óleos vegetais (ingrediente fundamental para reconhecermos uma especiaria), o que determina o aroma. A planta age principalmente nos sistemas digestivo e nervoso. Alivia a flatulência, cólicas estomacais e indigestão. Também pode ser utilizado para prevenir ou aliviar a náusea e o vômito. Gargarejos e bochechos com chá morno de manjericão, associados a uma alimentação menos ácida, ajudam a fazer as aftas sumirem.

Como sempre orientamos, em qualquer caso ligado a área medicinal, que você, leitor, procure sempre um especialista de sua total confiança para que ele faça a prescrição correta do seu caso. Nunca faça qualquer uso por conta própria.

Na culinária, nossa especiaria pode ser usada fresca, congelada, ou seca em sopas, peixes, omeletes, molhos, massas, pizzas e com vegetais como a alcachofra, brócolis, cenouras, berinjela e abobrinha. Talvez seja o melhor acompanhamento para tomates, sendo essencial em molhos e no pesto. No caso dos molhos, melhor utilizá-la somente no final do cozimento para manter o sabor e o aroma. O manjericão (Basílico) combina perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos.

Informação nutricional:
Porção de 100 g
Valor energético 21Kcal
Carboidratos 3,6 g
Proteínas 2,0 g
Gorduras Totais 0,4 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras trans 0 g
Fibra Alimentar 3,3 g
Sódio 4 mg
Especiarias Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Manjericão (Basílico)”

Deixe seu comentário