Receita de Chef: Rigatoni com camarões e limão siciliano servido com abobrinha grelhada (Chef e Sommelier Ivan Kesselbarth)

jun 26, 2019 Sem comentários by

“Criei esta receita somando o prazer que tenho de consumir e dividir com amigos o sabor do camarão, com o frescor do limão siciliano e o aroma inconfundível do manjericão, criando um visual leve e colorido na apresentação final do prato.

Para harmonizar, minha sugestão é optar por cervejas estilo Weizenbier (cerveja de trigo, geralmente de alta fermentação, que é produzida com uma grande proporção de trigo em relação à quantidade de cevada maltada). Esta cerveja traz o sabor do malte com características similares ao de pão ou massas fresca. Com notas de banana e cravo, leve dulçor balanceado entre si, e o perfil do lúpulo pode variar de baixo a nenhum, sendo o último gole refrescante e efervescente com um final seco que domina o paladar.”

Rigatoni com camarões e limão siciliano servido com abobrinha grelhada

Ingredientes:

500 g de massa tipo Rigatoni (de preferência a massa grano duro)

500 g de camarões médios limpos

200 g de tomates cereja cortados ao meio

Suco de 1 limão siciliano

Duas colheres de raspas de limão siciliano

2 dentes de alho bem amassados

1 xicara de chá de folhas de manjericão

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, cortada em tiras bem finas

½ xicara de azeite extra virgem, com a menor acidez possível

1 colher de manteiga

Sal a gosto

Preparo:

 

Em uma panela grande cozinhe a massa com água suficiente para cobrir a sua matéria-prima. Respeite o tempo de cozimento, sendo para massas comuns de 8 a 10 minutos e massas grano duro de 10 a 12 minutos. Escorra e jogue água fria para evitar que a massa continue o processo de cozimento, e reserve.

Em uma frigideira grande doure o alho com metade do azeite e a manteiga.  Junte os camarões mexendo suavemente por 15 minutos. Acrescente o suco de limão e as raspas. Na sequência, junte os tomates e o restante do azeite. Cozinhe por 3 minutos e acrescente as folhas de manjericão. Em seguida, mexa a massa cozida devagar e suave para envolvê-la. Desligue o fogo e sirva acompanhada de queijo parmesão ralado grosso.

Dica final: Pode ser servido com rodelas de abobrinhas grelhadas para dar uma aparência mais rústica ao prato. O resultado é primoroso!!!

Ivan Kesselbarth/ Chef, crítico e consultor gastronômico /Sommelier de cervejas!!!!

Receitas Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Receita de Chef: Rigatoni com camarões e limão siciliano servido com abobrinha grelhada (Chef e Sommelier Ivan Kesselbarth)”

Deixe seu comentário