Dicas Especiaria: Pimenta Verde – Plantar, Usar, Guardar e onde Encontrar

ago 06, 2019 Sem comentários by

Como plantar

Selecione a variedade de pimenta verde que cresça bem onde você mora.  Verifique a embalagem das sementes que indicam a região em que crescem melhor. Mantenha as sementes em lugares constantemente quentes. Regue-as apenas quando o solo estiver seco ao toque. Cave buracos. Quando suas plantas tiverem uns 18 cm, espace-as com 45-61 cm no seu jardim. O lugar ideal será a pleno sol, com solo rico e aerado.

COMO USAR

Curiosidade. A Pimenta Verde é usada também na culinária turca em pratos com carnes e legumes, buscando

Sempre dar ao prato um aroma especial. Geralmente, ela é moída e colocada sobre carnes ou verduras. Dando um aroma levemente picante a comida.

Entrecot ao Poivre (a receita tradicional)

Ingredientes:

4 bifes de entrecot com 150 g cada
Sal e pimenta-do-reino
50 g de manteiga
Azeite de oliva a gosto
5 g de pimenta verde em conserva
50 ml de caldo de carne
250 ml de creme de leite frescox
50 ml de cerveja Petra escura

Preparo:

Tempere o entrecot com sal e Pimenta-do-reino no momento de grelhar. Em uma panela de fundo grosso, em fogo alto, coloque a manteiga e um fio de azeite. Grelhe o entrecot dos dois lados. Retire o entrecot da panela e acrescente a pimenta verde e a cerveja Petra escura. Deixe aquecer até levantar a fervura. Acrescente o caldo de carne, aos poucos, para deglacear o fundo e criar um molho. Junte o creme de leite e deixe ferver até engrossar.
Sirva o entrecot com o molho por cima.

Harmonização que tem sido adotada por alguns chefs:  Indicamos uma receita clássica, onde a Pimenta Verde é a estrela do prato. Para aproveitar ainda mais o prato, a melhor harmonização é com a Petra escura, uma cerveja de sabor diferenciado que realça o paladar em relação a essa especiaria, que não é ardente como outras pimentas.

Como guardar

No varejo, as pimentas são comercializadas de diferentes formas, sendo a mais comum a granel, e os consumidores selecionam manualmente a qualidade e a quantidade a ser comprada. Nas feiras-livres e mercados menores, a medida adotada é um copo de vidro ou lata (250-300 ml), sendo possível mesclar diferentes tipos de pimentas por um mesmo preço. Em supermercados e sacolões, as pimentas também são comercializadas em sacos plásticos perfurados de 50 g. As embalagens com filmes ou sacos plásticos são as melhores opções porque reduzem a perda de matéria fresca e mantêm a coloração do pedúnculo e dos frutos por um período de tempo maior, principalmente quando mantidas sob refrigeração

Onde encontrar

Em  lojas de produtos naturais, supermercados de grandes redes, padarias especiais, entrepostos municiais, feiras livres, sacolões e principalmente no Mercado Municipal de São Paulo, na Banca G. Frederico & Cia Ltda. – Rua da Cantareira, 306 (F-21/23). Fone/fax: (11) 3228-1854.

Especiarias, Receitas Tags: , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Dicas Especiaria: Pimenta Verde – Plantar, Usar, Guardar e onde Encontrar”

Deixe seu comentário