Especiaria: Tempero Cajun

set 09, 2019 Sem comentários by

Sal, um dos vilões dos tempos modernos.

 Existem várias alternativas para o seu uso. Uma delas é a especiaria Tempero Cajun. É um mix, quer dizer “mistura” de outras especiarias,  que forma uma nova com objetivo específico.

Como todo mix, tem uma composição básica, mas, dependendo do momento, do chef ou da dona de casa, a sua fórmula pode mudar. Só não muda o seu objetivo: ser um substituto para o sal comum.

O Tempero Cajun é mix de cor escura. Os ingredientes mais comuns são páprica, alho em pó, cebola em pó, pimenta-preta, pimenta-caiena, orégano e tomilho.

Existem outras alternativas, esta normalmente preparada em casa: cuja receita tradicional para quatro porções é: 2,5 colheres de sopa de páprica doce; 2 colheres de sopa de sal marinho fino; 2 colheres de sopa de cebola em pó; 2 colheres de sopa de alho em pó; 1 colher de sopa de orégano seco; 1 colher de sopa de alecrim seco; 1 colher de sopa de tomilho seco e 1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída.

 Outra opção que você encontra, tipicamente americana: açúcar demerara, alho em pó, cebola em pó, sementes de funcho, pimenta caiena, cominho em grão, mostarda em grão, pimenta preta em grão, páprica picante, tomilho, orégano e sálvia.

A chamada culinária Cajun, nasce da triste história dos descendentes de escravos africanos que foram levados para os Estados Unidos. A partir de 1950, ela foi incorporada ao estilo americano de viver. Está vivíssima e presenta na cidade de New Orleans.

Os Cajuns, tendo como herança a cultura francesa e espanhola eram excelentes pescadores, favorecidos pelos canais do delta do Mississippi. Os peixes e os mariscos, tanto do mar quanto da água doce, eram os principais ingredientes de sua cozinha. E tradicionalmente mantinha em suas casas pequenas criações de galinhas e porcos.

 O Tempero Cajun fica ótimo em carnes vermelhas, aves, peixes e frutos do mar e em marinadas na carne de porco.

Um dos pratos mais conhecidos da culinária Cajun é o Jambalaya, receita versátil que combina arroz, com uma variedade de ingredientes, como tomate, cebola, pimenta verde, e quase todos os tipos de carne, ave ou marisco.

 O uso do Tempero Cajun, como sempre orientamos, deve ser avaliado por um médico especialista, de sua confiança, seja lá qual for a linha que ele siga como orientação. Pode ser halopata, vegetariano ou praticante  da medicina ayurveda – termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980; e os médicos da linha vegana, que se aplica muito bem na medicina, desde terapêutica quanto preventivamente.

Especiarias Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Tempero Cajun”

Deixe seu comentário