Receita de Chef: Salmão Tira Gosto Assado com Cerveja Pilsen

out 02, 2019 Sem comentários by

Esta receita de Salmão Tira Gosto Assado com Cerveja é o caminho ideal para harmonizar  o salmão com as diversas marcas de cervejas Pilsen do mercado. São as mais consumidas em bares e botecos nacionais,  por ter um sabor neutro, devido a um lúpulo baixo e que preserva o sabor maltado e amargor equilibrado.

Para os adoradores da boa harmonização com vinhos, cabem os vinhos brancos mais leves, com notas cítricas e de frutas brancas, acidez agradável, como os das uvas Chardonnay e Pinot Grigio.

É uma boa pedida para quem quer receber bem e fugir dos petiscos tradicionais de comida de boteco, inovando com toque gourmet,  garantindo uma bela apresentação e revelando sabores inconfundíveis.

Salmão Tira Gosto Assado com Cerveja Pilsen

Ingredientes:

1 filé de salmão, sem pele, de aproximadamente 1 quilo e meio;

Suco de 1 de limão Tahiti;

1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada;

2 dentes de alho amassados;

1 lata de 350 ml de cerveja Pilsen;

Sal a gosto.

Molho:

Polpa de 3 maracujás
Suco de 2 limões Sicilianos;
200 gr de maionese ou 1 xicara de chá;
1 pitada de açúcar refinado;
Sal a gosto.

Preparo: Salmão na cerveja

Misture bem o suco de limão, o alho, a pimenta, a cerveja e o sal. Coloque  o filé de salmão nesse molho. Deixe marinar por cerca de 30 minutos, vire o filé na metade deste tempo.

Pré-aqueça o forno a 200º C. ( Esta parte é importante para que você provoque um choque térmico de temperatura).  Em uma forma pré-untada com margarina, coloque o salmão. Cubra com papel alumínio a asse por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno até acabar de assar.

Preparo: Molho

Junte  o suco de limão siciliano e a polpa dos maracujás. Bata com fouet, de maneira que mantenha as sementes da polpa de maracujá inteiras, buscando deixar o prato com uma “apresentação mais rustica”. Despeje em uma tigela e acrescente a maionese. Mexa até formar uma mistura bem homogênea.

Derrame parte desse molho sobre o salmão assado. Deixe o que sobrou em uma molheira para que seus convidados possam se servir à vontade.

Ivan Kesselbarth

Chef, crítico gastronômico e Somellier

Destaques, Especiarias, Receitas
Nenhum Comentário para “Receita de Chef: Salmão Tira Gosto Assado com Cerveja Pilsen”

Deixe seu comentário