Receita de Chef: Caranguejo com farofa de aviú

out 09, 2019 Sem comentários by

Sobre o Chef Thiago Castanho:

Dois restaurantes marcam a carreira do chef Thiago Castanho: Remanso do Bosque e Remanso do Peixe. Dia 15 de dezembro de 2011, a família Remanso abriu mais uma casa em Belém, o Remanso do Bosque. Localizado atrás do Bosque Rodrigues Alves, considerado um pedaço da floresta Amazônica no meio da cidade.

A proximidade com o jardim botânico gerou inspiração tanto para o desenvolvimento do design interno quanto para a criação do cardápio, comandada pelos chefs Thiago e Felipe Castanho.

A cozinha abordava uma culinária excencialmente brasileira,  com um toque de cozinha regional paraense, por meio de uma linguagem mais leve e que ao mesmo tempo respeitava a cultura local.

No comando, o chef Thiago Castanho, formado em Gastronomia pelo SENAC/SP, com estágio em cozinhas da Europa, como o Terreiro do Paço do chef Vitor Sobral, em Portugal, já foi premiado com os títulos “Chef do Ano” pela revista Veja – Comer & Beber/ Belém (2011), “Chef Revelação 2011” pela Revista de gastronomia Prazeres Mesa e pelo Guia Quatro Rodas (2011), graças ao seu trabalho de valorização da cozinha regional paraense.

Caranguejo com farofa de aviú

Caranguejo

300 gr de massa de caranguejo
60 gr de azeite
50 gr de cebola picada
1 alho laminado
Sal e pimenta do reino a gosto
2 unidades de pimenta verde de cheiro
2 folhas de chicória
Salsa picada

Preparo:

Lave e escorra a massa de caranguejo em água corrente em uma peneira. Refogue lentamente a cebola, o alho, a pimenta verde de cheiro, juntando a massa de caranguejo. Tempere com sal e pimenta do reino e refogue por 5 minutos. Finalize com a salsa e a chicória picadas.

Farova de Aviú Seco

40 gr de manteiga
10 gr de cebola picada
100 gr de farinha de mandioca branca fina
100 gr de farinha de pão
50 gr de aviú (camarão seco salgado)
Sal e azeite a gosto

Preparo:

Em fogo baixo, derreta a manteiga e retire as impurezas (escumas) que ficam na superfície, deixando somente a gordura amarela, mais saudável. Doure até que adquira um aroma de nozes, junte a cebola e a farinha de mandioca e a farinha de pão.

Torre lentamente em fogo baixo, por cerca de 30 minutos. Reserve. Torre o aviú separadamente com um fio de azeite. Ele liberará um aroma de camarão assado, quando estiver pronto. Junte a farofa. Como o aviú já é salgado, só acrescente mais sal se necessário.

Pata de caranguejo:

100 gr de pata de caranguejo
Sal e pimenta do reino a gosto
20 ml de azeite
1 pimenta verde de cheiro
¼ de limão galego

Preparo:

Tempere as patas de caranguejo com sal, pimenta do reino e azeite. Cozinhe no vapor por 5 minutos. Retire do fogo e salpique algumas gotas de limão galego e um fio de azeite.

Beiju

250 gr de farinha de tapioca
200 gr de queijo curado ralado
1 ovo
40 gr de castanha ralada
300 ml de leite
Folha de bananeira

Preparo:

Junte todos os ingredientes em um recipiente e reserve. Ferva o leite e derrame no preparado anterior. Deixe hidratar por 30 minutos. Molde formando cilindros de 9 centímetros e enrole na folha de bananeira. Sele na chapa até a folha escurecer. Para a folha ficar mais maleável e fácil de trabalhar, passe-a diretamente na chama até amolecer.

Serviço:

Remanso do Bosque

Avenida Romulo Maiorana, 2350, Belém, Pará

(91) 3347-2829

Remanso do Peixe

Conj. Célso Malcher, 64 – Marco, Belé, PA

(91)3228-2477

Destaques, Especiarias, Receitas
Nenhum Comentário para “Receita de Chef: Caranguejo com farofa de aviú”

Deixe seu comentário