Dicas Especiaria – Azedinha

out 29, 2019 Sem comentários by

COMO PLANTAR

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) oferece manual detalhado de como plantar a azedinha, confira aqui.

Seus técnicos lembram que a azedinha é cultivada em boa parte por agricultores familiares  em pequenas áreas e para consumo próprio. Ressaltam que ela pode gerar renda aos produtores se aproveitando do apelo comercial e da importância nutricional que possui, como fonte de vitaminas, sais minerais e fibras.

COMO USAR

Arroz de Carreteiro com Vinagreira (azedinha)

Ingredientes:

– 4 xícaras (chá) de arroz cru

– 2 xícaras (chá) carne de sol picada

– 1 xícara (chá ) de cenoura ralada

– 1 xícara (chá) de milho verde

– 1 xícara (chá) de folhas de vinagreira picadas

– 1 colher (chá) de alho amassado

– ½ xícara (chá) de cebola picada

– 1 colher (sopa) de óleo

– Sal e pimenta a gosto.

Preparo:

Coloque em uma panela o óleo, alho, a cebola e a carne de sol e mecha por alguns minutos até dourar, Coloque o arroz, e refogue um pouco Acrescente a cenoura e os temperos e a água e deixe cozinhar Depois do arroz cozido , misture o milho verde e as folhas de vinagreira (azedinha) picadas e desligue o fogo. Colocar em uma travessa e decore com a flor de vinagreira.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA – Hortaliças não convencionais)

Em tempo: A Azedinha é usada nos pratos Maranhenses no preparo do arroz de cuxá ou arroz de vinagreira.

COMO ARMAZENAR

Segundo especialistas, o ideal é que a azedinha seja consumida logo após a colheita. Pode ser acondicionada em embalagem plástica limpa e seca por um curto período, máximo de 3 ou 4 dias.

ONDE ENCONTRAR

Mercadão Municipal de São Paulo, Rua da Cantareira, 306 – funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 18h; Domingos e feriados: das 6h às 16h; Zona Cerealista; feiras livres; Supermercados; https://www.soflor.com.br/produto/azedinha-sementes/; Mercado Livre; https://www.bioeorganicos.com.br/produto/1652-azedinha-organica-maco.html; MFRural; https://mercadoorganico.com/verdura-organica/1898-azedinha-organica-mc-organicos-da-mantiqueira.html;

Destaques, Especiaria, Especiarias
Nenhum Comentário para “Dicas Especiaria – Azedinha”

Deixe seu comentário