Especiaria: Óleo de Gergelim

nov 11, 2019 Sem comentários by

Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) já há algum tempo dedicam especial atenção ao Óleo de Gergelim, que em várias cozinhas do mundo vem ganhando muito espaço, principalmente na cultura ocidental.

Registros históricos apontam que a semente de gergelim e seus produtos – como o óleo – era cultivada há pelo menos cinco mil anos. Tem a maioria de suas espécies silvestres localizadas na África, enquanto na Ásia são encontradas as cultivadas em riqueza de formas e de variedades. No Brasil, elas foram introduzidas pelos colonizadores portugueses. A planta é tolerante à seca, podendo ser anual ou perene e atinge três metros de altura.

Na Ayurveda, tradicional medicina indiana, o óleo de gergelim obtido a partir da prensagem da semente é amplamente utilizado para tratar diversas doenças. Um exemplo: para quem sofre com dores cônicas, como artrite, recomenda-se usar o óleo de gergelim para massagear as juntas.

Já os chineses incluem o óleo de gergelim como função antibacteriana e anti-inflamatória. Pode auxiliar no combate a hipertensão artérias, diminuição do açúcar no sangue, ajudando a controlar o diabetes.

Vários estudos da nossa especiaria no ocidente são alçados por três vertentes: nossa especiaria é nutritiva, traz benéficos à saúde e é uma possível aliada da perda de peso.

Outros possíveis benefícios à saúde com o uso do óleo de gergelim: estimula o crescimento saudável dos ossos, graças ter em sua composição o cobre, zinco e cálcio; prevenir alguns problemas cardíacos; auxiliar no controle da ansiedade e depressão; favorecer a prevenção do câncer; ajudar no processo digestivo.

Em todos estes casos, como sempre alertamos,  a opinião de um especialista de sua inteira confiança, não importa qual área de medicina ele professe,  é indispensável para uma correta avaliação, uso e dosagem.

Na alimentação, você pode usar o óleo de gergelim – ao contrário do azeite – para refogar a cebola e o alho, no começo de uma receita.

Alguns chefs ou donas de casa optam usar o óleo de gergelim para dar aquela douradinha em legumes. Ou um toque especial em várias massas, crepes, panquecas doces, macarrão oriental (que recebe a mão especial do chef ou dona de casa), o frango Teryaki, o yakissoba e somando à nossa lista de delícias culinárias  o tradicional Arroz Chop Suey!

Destaques, Especiaria, Especiarias
Nenhum Comentário para “Especiaria: Óleo de Gergelim”

Deixe seu comentário