Livro de Culinária: A Mesa Posta – História Estética da Cozinha

nov 14, 2019 Sem comentários by

Sobre os autores:

Gualtiero Marchesi nasceu em Milão em 1930. Sua abordagem à gastronomia ocorre em uma idade jovem, quando ele começa a praticar na cozinha do restaurante do hotel “Mercato”, de propriedade de seus pais. Sua formação profissional começa no Kulm em St. Moritz e na escola de hotelaria em Lucerna na Suíça (1948-1950). De volta à Itália, ele trabalha no hotel “Mercato”, onde propõe uma cozinha de vanguarda que se baseia em textos clássicos.

Posteriormente, ele aperfeiçoou suas técnicas culinárias em alguns dos melhores restaurantes franceses, como o “Ledoyen” em Paris, “Le Chapeau Rouge” em Dijon eo restaurante dos irmãos Troisgros em Roanne, e também graças a esta experiência Gualtiero Marchesi demonstra estar sempre atenta evolução que anima a alta cozinha. Ele retornou à Itália em 1977 e inaugurou seu restaurante na Via Bonvesin de la Riva em Milão, recebendo um sucesso imediato: uma estrela do guia Michelin, duas estrelas em 1978.

Luca Vercelloni é especialista em marketing alimentício, dirigiu por dez anos o mais respeitável observatório sistemático sobre a sensibilidade alimentar da população italiana. Paralelamente à atividade profissional publicou texto dedicados aos aspectos sociais e culturais do alimento e da cozinha.

A Mesa Posta – História Estética da Cozinha

Os autores investigam uma sofisticada modalidade de pregustação, o comer com os olhos. Partindo do princípio de certa filosofia gastronômica segundo a qual o aspecto visual dos alimentos influencia o juízo do paladar, revelam como a cor, a forma, o desenho e a consistência dos alimentos estão ligados a esquemas culturais e a experiências pessoais.

Por meio de extensão investigação, expõem o verdadeiro aparato cenográfico inerente à mesa de eras passadas, permitindo observar vários ângulos dos gostos e paixões humanas.

Ficha técnica:

A Mesa Posta – História Estética da Cozinha
Gualtiero Marchesi e Luca Vercelloni
Editora Senac
268 páginas
Valor sugerido: R$ 64,00 / R$ 48,00
Onde encontrar: Amazon, Livraria Saraiva, Estante Virtual, Livraria da Travessa, Americanas, Submarino, CiadosLivros

Destaques, Especiarias
Nenhum Comentário para “Livro de Culinária: A Mesa Posta – História Estética da Cozinha”

Deixe seu comentário