Especiaria: Cúrcuma

jan 13, 2020 Sem comentários by

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão-da-Índia, é originária do sul e do sudeste da Ásia, onde é usada como fins alimentícios,  medicinais e também como corante.

A cúrcuma é uma planta da família Zingiberaceae e seu nome científico é Cúrcuma longa. Ela é uma planta herbácea e perene, ou seja, apresenta caule não lenhoso e com folhas que não caem. Geralmente atinge cerca de 130 a 150 centímetros de altura. Suas folhas são grandes e apresentam cheiro agradável.

Especialmente na culinária é aproveitada há mais de 4 mil anos. Picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos.

Muito encontrada na gastronomia indiana, é um ingrediente essencial no preparo dos currys indianos; frangos, massas, sopas de peixe, açafrão de arroz!

É também uma das especiarias que integram a maioria das masalas usadas na culinária indiana, seja em refeições diárias das famílias ou nos restaurantes mais badalados.

Mas, em alguns casos a cúrcuma não combina legal.: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.

Tem indicações como auxiliar de questões relacionados com a saúde e o bem estar. Alguns exemplos: quando combinado com a couve flor, ela  ajuda a prevenir o câncer da próstata.

É um desintoxicante do fígado natural; pode prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer; é indicada por muitos estudiosos e fitoterautas como um potente anti-inflamatório natural que funciona tão bem como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos secundários.

Além de ter ótimas propriedades cicatrizantes a cúrcuma é anti-tumorial, segundo estudos. Outros indicam que ela é rica em antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres.

Tem sido usada na medicina chinesa como um possível auxiliar no  tratamento contra a depressão.

Importante, sempre ressaltar, que em todos estes casos o leitor conte com a orientação de um médico/especialista de sua confiança, para indicar uso ou não, dosagem e demais informações.

Destaques, Especiarias
Nenhum Comentário para “Especiaria: Cúrcuma”

Deixe seu comentário