Especiaria: Pimenta Espelette

fev 03, 2020 Sem comentários by

Nossa especiaria é uma variedade da família Capsicum Annuum. Tradicionalmente, ela é cultivada em torno da aldeia/comuna de Espelette, Pirineus Atlânticos, na região conhecida como o território do norte do povo Basco.

A Pimenta Espelette e o povo basco têm uma muitos elementos em comum! Além de ser importante para a gastronomia da região, é um símbolo de identidade cultural e está totalmente associada à economia do local!

À nossa especiaria foi concedido em 2002, a honraria, um selo de identidade,  denominada Appellation d´Órigene (AOC), garantindo que somente as pimentas cultivadas na região de Espelette podem ser rotuladas como “Piment d´Espelette”, visando a proteção do seu patrimônio e a sua integridade (autenticidade).

Outras variações que somam qualidades à nossa especiaria. Sua cor vibrante, que varia entre um vermelho escarlate até um vermelho acastanhado. Como ela atinge um grau máximo de ardência de apenas 4.000 na Escala Scoville, é considerada apenas levemente quente. Ou seja, tem um sabor que mescla o doce e delicado amargor picante, que desempenha um papel de destaque na culinária basca.

Entre os pratos que ela harmoniza com maestria estão mariscos, patês, salsichas,  guisados, omeletes, coelhos, vitela, cordeiros ensopados, peixes e carnes grelhadas, hambúrgueres, legumes, frutos do mar e aves. Cai muito bem em uma simples salada com tomates e cebola; ou quando se saboreia um prosaico ovo cozido,  sem nos decepcionar em molhos e marinadas!

A população de Espelette leva sua especiaria tão a sério que anualmente, no mês de outubro, a Pimenta Espelette torna-se o centro de atenções de uma grande festa. Pimentas ornamentam as ruas do local, enquanto os Chef da cidade, principiantes ou com algum conhecimento gastronômico, competem com suas receitas favoritas. E os restaurantes preparam um cardápio especial, tendo nossa especiaria como centro das atenções, para deleite dos turistas.

Pode não ser fácil encontrar a Pimenta Espelette no Brasil. Temos a internet e um vasto mundo para explorar. Mas, indicam os especialistas, caso a receita peça por ela, uma boa possibilidade é substituí-la por páprica!

Destaques, Especiarias
Nenhum Comentário para “Especiaria: Pimenta Espelette”

Deixe seu comentário