Como eu uso, planto e armazeno a especiaria Pimenta-da-jamaica

jun 19, 2013 13 Comentários by

Pimenta-da-jamaica

Como eu uso a pimenta-da-jamaica
Considero a  Pimenta-da-jamaica irmã do cravo e da canela e prima distante da pimenta. Apesar de ser chamada de pimenta ela é bem pouco ardida. Lá nos Estados Unidos ela nem se encontra nesse grupo. Por seu gosto lembrar uma mistura de especiarias em inglês ela é chamada de allspice (todas especiarias). Na minha casa incremento minha mistura de pimentas com pimenta-da -jamaica. No moedor tenho pimenta do reino, pimenta rosa, pimenta branca e pimenta da Jamaica. Sempre compro ela inteira. Ela já moída perde o sabor muito rápido porque seus óleos essenciais evaporam.  Dependendo do prato a ser preparado jogo umas três Pimentinhas da Jamaica ou moo no moedor elétrico.  A pimenta-da-Jamaica combina bem com legumes como cenoura, abóbora e batata. Cozinhe por uns cinco minutos os legumes em água fervendo. Coloque no forno bem quente (230°C) os legumes misturados com azeite, sal e pimenta-da-jamaica moída (para um kilo de cenouras, meia colher de chá de pimenta-da-jamaica). Asse por 20 minutos, virando algumas vezes os legumes. Eles ficarão crocantes por fora e macios por dentro. Se quiser incrementar jogue alho picadinho e raspas de limão por cima. Também adoro colocar pimenta-da-jamaica no meu café ou chocolate quente. É só adicionar uma sementinha, tomar um gole, fechar os olhos e imaginar o mar azul caribenho quebrando as ondas preguiçosamente na sua frente.

Como eu planto a pimenta-da-jamaica
O clima mais propício par o seu cultivo é o quente e úmido, com precipitação pluviométrica acima de 1300 mm chuvas bem distribuídas durante a maioria dos meses do ano, temperatura média de 25°C e umidade relativa em torno de 80%. O solo deve ser de textura média e bem drenado com relevo plano ou levemente inclinado,  com pH entre 5,0 e 6,0.
O plantio pode ser por semente ou muda. A pimenta-da-jamaica é exigente em potássio em virtude deste elemento ter importante função na formação dos frutos. A formulação de adubação recomendada é a 11 – 30 – 17, conhecida regionalmente como Fórmula A, usando 150 g por planta no primeiro ano de plantio, quando o solo estiver com umidade satisfatória para prática de adubação. Para o segundo e terceiro ano, 200 gramas da mesma fórmula por planta. No quarto e quinto ano de plantio, usar 300 a 400 gramas por planta no período da floração e 120 g de uréia e 100 g de cloreto de potássio no início da formação dos frutos.
Na região Sudeste da Bahia a colheita ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro com cerca de três a quatro meses após a floração. O início da produção ocorre com quatro anos após o plantio. Os frutos devem ser colhidos quando se apresentarem plenamente desenvolvidos com a coloração ainda verde e devemos tomar o cuidado de evitar o amadurecimento dos mesmos a fim de não perder o aroma.

Como eu armazeno a pimenta-da-jamaica
Como outras especiarias prefira comprar a pimenta-da-jamaica inteira. A moída perde o sabor mais rapidamente. Armazene num recipiente de vidro hermético em local fresco, seco e escuro por até seis meses.

Receitas com pimenta-da-jamaica

 

Como eu uso, Pimenta da Jamaica Tags: , , , , , , ,

13 Comentários para “Como eu uso, planto e armazeno a especiaria Pimenta-da-jamaica”

  1. Pedro de Souza Silva says:

    Gostei muito de sua explicação sobre o uso da pimenta da jamaica.

    Plantei há alguns uma muda no meu quintal aqui no Rio de Janeiro. Hoje é uma linda árvore robusta com talvez 9 metros de altura (passa o telhado do segundo piso da minha casa). Todo ano nesta época (dezembro/janeiro) está lotada de frutinhos verdes que se perdem no chão depois de maduros. Creio que os pássaros comem os futinhos, pois todos dia é uma verdadeira farra de várias espécies entre as suas folhagens. Vou experimentar agora mesmo.
    Muito grato pela informação.
    Pedro de souza

  2. nilce freese says:

    essa pimenta pode ser plantada no sul devem ser protegidas das geadas

  3. mariadosocorrosiebra says:

    quero adquirir essa pimenta onde econtrar aqui no ceara nao tem

  4. Ione Ioná Martins França says:

    Onde conseguir sementes para comprar?

    • Armazém das Especiarias says:

      Em feiras livres, mercadões, lojas de produtos naturais e especializados em especiarias e ervas.

  5. Angélica says:

    Certa vez encontrei no mercado central , ao subir a escada do lado Sécs um senhor vendeu ,marca spirro

  6. marga says:

    adoro estes 3 aromas . kria muito uma muda desta planta

  7. Priscila says:

    Tenho um pé em casa , posso fazer um alporque e fazer uma muda para vc Marga. Moro em Peruibe- sp.

  8. Franco says:

    Interesse pela pimenta da jamaica.

  9. Sergio says:

    Qual o processo de secagem para uso futuro ?
    Tudo o que tentei não deu certo. Elas estragam, mofam.

Deixe seu comentário