Especiarias pelo Brasil: Mangaba
Nossa especiaria tipicamente brasileira de hoje é o Mangaba, fruto da Mangabeira, bastante apreciado no Nordeste. Sergipe é o maior produtor brasileiro, vindo quase toda a produção da vegetação nativa, embora as primeiras áreas cultivadas estejam entrando em produção. Neste estado, a mangaba é a fruta mais consumida.
O Mangaba é rico em vitamina C, mais do que outras frutas ácidas. Possui teor de proteína que varia entre 1,3 e 3%. O fruto também possui atividade antioxidante, anti-alérgica, anti-inflamatória, antitumoral, antibacteriana, efeitos gastroprotetivos e hepatoprotetivos.
Sua polpa pode ser consumida madura e é matéria-prima para produção de deliciosos produtos beneficiados como geleias, compotas, sorvetes, licores, vinho, entre outros. O tronco e as folhas da mangabeira ainda fornecem um látex conhecido como “leite da mangaba”. Tal leite tem propriedades medicinais, sendo utilizado no combate a tuberculose e para o tratamento de úlceras. Na segunda guerra mundial, seu látex era utilizado na fabricação de borracha.
Um fato curioso sobre o Mangaba é que no estado do Ceará, há uma cidade que recebeu o nome dessa árvore, devido à sua ocorrência natural na região.
Para finalizar essa coluna com chave de ouro, uma receita delícia de Frappé de Mangaba
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite sem soro;
- 6 bolas de sorvete de creme;
- ½ kg de polpa de mangaba congelada.
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado com o creme de leite e a polpa de mangaba. Distribua as bolas de sorvete em taças tulipa. Em seguida preencha-os com a batida do liquidificador e sirva imediatamente.