Especiaria: Salsão

out 10, 2016 Sem comentários by

No século XVII, os italianos conhecem o salsão (aipo) em sua forma silvestre. Somente no século XIX foi adotado por ingleses e americanos.

O salsão é uma planta bastante aromática. De cor verde, é composta de talos, folhas e sementes – e pode ser consumida por inteiro: crua, ralada ou cortada em rodelas.

Na culinária brasileira é geralmente usado no preparo de sopas, saladas (como a de lentilha, de salsão com maçã) e condimentos.

Presente em vários pratos que enchem a mesa no final do ano, o salsão  é rico em vitaminas . “Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, segundo pesquisadores o dobro daquelas presentes na alface.  E o melhor de tudo: é magrinho, magrinho. Cada 100g fornece apenas 20 calorias. O cheiro forte e peculiar da planta é resultado de óleos essenciais formados por várias substâncias como limoneno (a mesma da casca do limão) e o flavonoide apigenina. É exatamente esse flavonoide um dos principais ingredientes que faz com que a planta seja mais que um simples gostinho bom no prato.

 

Valor nutricional de 100 g de salsão (2 talos)
Energia 11 calorias
Carboidratos 1,5g
Proteínas 1g
Gorduras 0,1g
Fibras 2g
Sódio 110mg
Vitamina C 8mg
Cálcio 52mg
Ferro 0,5mg
Fósforo 32mg
Magnésio 14mg
Potássio 305mg

Sempre cotado como um calmante natural é também citado como afrodisíaco, já que acredita-se que contém feromônios masculinos que atraem as mulheres, de acordo com o site Health Diaries.

Além de incrementar seus pratos, o salsão, por todos os seus componentes,  traz vantagens para o seu corpo.

Em linhas gerais ele é apontado como auxiliar precioso nos casos de: nervosismo, dor de cabeça, estímulo do apetite, exaustão, retenção de líquidos, regulação evacuações, um sedativo para dormir, gases, auxiliar na digestão, proteção contra bacterianas e virais, aumento da imunidade, auxiliar na prevenção de algumas doenças cardiovasculares, alívio da hipertensão.  (http://www.saudedica.com.br/aipo/ )

Temos ainda, a título de informação,  o que dizem estudos recentes da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos  que apontam o salsão como elemento que pode ajudar a proteger contra o câncer. Tomara!

Na páscoa judaica a raiz do salsão é usada na preparação do sêder (jantar cerimonial  em que se recorda a história do Êxodo)

Como sempre alertamos em casos onde a especiaria é usada como auxiliar em tratamentos e benefícios à saúde que você consulte sempre um especialista de inteira confiança. Ele é a pessoa indicada para maior análise e indicação terapêutica.

Blogs, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Receita, Receitas, Salsão Tags: , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Salsão”

Deixe seu comentário