Especiaria: 5 especiarias chinesas

Maio 27, 2019 Sem comentários by

A China e Índia praticamente são, para nós, sinônimos de especiarias.
Por lá passaram ou nasceram dezenas, centenas e milhares de especiarias que o mundo, posteriormente, viria a conhecer e saborear.
Seja para conhecer a culinária deste dois países-continentais ou para a apropriação e adoção destas especiarias para a culinária local.

Na culinária chinesa, uma centena de especiarias fazem parte do dia a dia de chefs de cozinha, aprendizes, curiosos e donas de casa de todas as partes do mundo.

De um bom tempo para cá, eles (e todos nós leigos e aprendizes) tivemos acesso a um mix, com o sugestivo nome de “5 especiarias chinesas”, que muitos adotam e usam com frequência e criatividade. Ela também é conhecida como “pó de cinco especiarias” e “cinco-perfumes-chineses”.

Tal qual o chimichurri, o tempero baiano, as ervas finas ou ervas de Provence, 5 especiarias chinesas é um mix que virou uma especiaria. Sua composição básica é: anis estrelado, cravo, canela, funcho e pimenta-de-Sichuan (fagara). Dependendo da criatividade do chef, podem ser acrescidos gengibre em pó, noz moscada e alcaçuz.

O número 5 tem toda uma simbologia. Na cultura chinesa o equilíbrio entre os cinco sabores (amargo, doce, salgado, ácido e picante) é importante para manter a saúde, corresponde ao equilíbrio entre o yin e yang.

Há também uma explicação voltada para a área da saúde. Segundo estudiosos, recebe esse nome porque o número 5 está relacionado aos cinco elementos fundamentais: madeira, fogo, terra, metal e água. Na Medicina Tradicional Chinesa, esses elementos se manifestam em várias partes da anatomia humana e acredita-se que o desequilíbrio deles são a causa de algumas doenças. Várias ervas e especiarias têm sido usadas há milênios para restaurar o equilíbrio a esses cinco elementos.

Algumas correntes defendem que a nossa especiaria pode auxiliar no controle e perda de peso.  Neste caso, ou qualquer uso ligado à área da saúde, a presença de um especialista de sua total confiança é necessário para orientação e dosagem!

Vamos ver com quais alimentos a 5 especiarias chinesas harmoniza. Use polvilhado sobre carnes gordurosas -como porco – pato e vegetais fritos. Ideal em marinados de carnes e frutos do mar. A mistura combina bem com a carne de carneiro, vaca, frango ou camarão. Pode ainda ser usada em pratos com tofu ou queijo fresco. É o tempero principal do famoso Char Siu, carne de porco grelhada da culinária de Cantão.

Chefs do mundo inteiro e donas de casa dizem que também pode integrar receitas de doces, bolos e frutas cozidas como pera e maçã.

Alguns chefs indicam que combina com pratos cuja receita leva gengibre, cominho e curry (caril).
É considerada especiaria um pouco forte para ser usada com peixes delicados e carnes brancas.
Alerta geral: tem sabor e aroma fortes, deve ser usada em pequena quantidade: equilíbrio, sempre!

Especiarias Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: 5 especiarias chinesas”

Deixe seu comentário